top of page
Buscar

É possível cultivar sem pesticidas

  • Foto do escritor: João da Silva Mattos
    João da Silva Mattos
  • 5 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura



11 de junho de 2021|Sebastian Jüngel


A agricultura biodinâmica é a prova de que a agricultura sem pesticidas é possível. Introduzido há cem anos, já é aplicado a culturas exigentes como fruta, algodão, vinho, café e banana.


“É possível alimentar a população mundial com alimentos cultivados organicamente”, diz Ueli Hurter, que é agricultor biodinâmico e co-líder da Seção de Agricultura do Goetheanum, acrescentando que “isso pode ser feito se cultivarmos organicamente, reduzir o consumo de carne e controle o desperdício de alimentos. ”


Benno Otter é um jardineiro biodinâmico. Ele e sua equipe estão cuidando dos jardins e parques do Goetheanum, que cobrem cerca de dez hectares de terras produtivas onde nenhum pesticida foi usado. Pode-se fazer isso, diz ele, se respeitar um lugar sem impor algo a ele para forçar algo a sair dele. “Fazer a coisa certa no lugar certo significa perguntar a si mesmo: por que cultivar vinho aqui no Goetheanum, se há lugares mais adequados para isso em outro lugar e se exige mais insumos do que plantar árvores frutíferas comuns?” Produção e estética, ele pensa, podem vir juntas nos prados. O modelo de corte usado permite considerar os insetos, as necessidades recreativas das pessoas e a alimentação de inverno para as vacas.


Desde o seu início na década de 1920, a agricultura biodinâmica tem visto seu quinhão de desafios. Além dos tipos comuns de grãos e vegetais, agora fornece culturas exigentes como frutas, algodão, vinho, café e banana. Além das alternativas aos pesticidas, “requer medidas abrangentes, incluindo, por exemplo, preparo do solo, escolha de variedades, adubação, rotação de culturas e manejo de culturas. Trata-se de trabalhar da periferia em direção aos detalhes individuais ”, ressalta Ueli Hurter, acrescentando que“ além dos parâmetros analíticos e nutricionais fisiológicos, é essencial que criemos uma abordagem holística dos alimentos e mudemos todo o sistema ”.


Tradução de Margot M. Saar

Imagem: Hortaliças crescendo no Goetheanum (Foto: Sebastian Jüngel)


 
 
 

コメント


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2025 por Ikiporã

bottom of page