top of page
Buscar
  • Foto do escritorikiporabio

Oficina do Fazer realizada no Ikiporã conectou a Pedagogia Waldorf com a Agricultura Biodinâmica



A 1ª. Oficina do Fazer realizada em 23 de março de 2023, no Espaço Ikiporã BioPerSin, em Ituporanga, Santa Catarina, acolheu desde às 8h00 até às 18h00, um grupo de professores da Escola Waldorf Arandu, localizada em Rio Tavares, Florianópolis.



Na parte da manhã os integrantes da Oficina participaram do movimento rítmico, apresentações individuais e falas sobre os propósitos de estar presente no encontro. Logo após, Lucas Bicca (professor de classe do 5º. ano da Escola Arandu) abordou os temas relacionados com a Pedagogia Waldorf, Antroposofia e a importância da conexão da educação com a agricultura, para o fortalecimento dos processos relacionados ao ensino, vivências com alunos, professores, pais e comunidade.


Em relação a Pedagogia do Fazer que se encontra em processo de criação e desenvolvimento, foi trazido para o encontro, algumas abordagens propostas pelo filósofo, educador e pedagogo alemão Peter Guttenhöfer que em recente evento realizado no período de 18 a 21 de fevereiro de 2023, na Fazenda Capão Alto das Criúvas, em Sentinela do Sul - RS, incluiu os 7 campos, a seguir relacionados, para reflexões.

  1. Novo paradigma - A evolução comum do Ser Humano e da Terra;

  2. Educação - Medicina - Agricultura;

  3. Entorno educativo completo;

  4. Fluxo da vontade;

  5. Um novo conceito do Social: Animais, plantas, e minerais incluídos;

  6. (*) Comunidade: Escultura Social; CSA; CSE; CSS;

  7. A Arte da Educação do Fazer (AEF).

(*) onde: CSA = Comunidade que Sustenta a Agricultura, CSE = Comunidade que Sustenta a Educação e CSS = Comunidade que Sustenta a Saúde.


No Ikiporã, em Ituporanga, os 7 temas acima, já podem ser percebidos com clareza, pois o projeto implantado e parte em andamento, estão alinhados com o trinômio da sustentabilidade, biodiversidade e regeneratividade, levando em consideração o cuidado com os três reinos: vegetal, animal e mineral, proporcionados pelo método BioPerSin - Biodinâmica, Permacultura e Sintropia, pelo cuidado com a natureza, pelo cultivo de alimentos saudáveis , resultando na AgriNutriFloriArteCultura.




Seguindo a programação da Oficina, ainda pela manhã, os participantes elaboraram o preparado biodinâmico fladen, cuja tarefa, foi coordenada pelo professor de Jardinagem, Ricardo Lôpo, da Escola Waldorf Arandu, A atividade com o fladen terminou com a inclusão dos preparados de plantas medicinais biodinâmicas (mil folhas, dente de leão, camomila, casca de carvalho, urtiga e valeriana) junto ao fladen enterrado, e também na pilha de compostagem, sobre a terra.



No início da tarde, às 14h00, João Mattos e Rose Maria Junckes, falaram sobre a criação do Ikiporã, nas terras herdadas, agradecendo a ancestralidade e discorreram sobre o processo de implantação do projeto desde a fase de pousio, formação das barreiras, estudos voltados para a biodinâmica, permacultura e sintropia, até o desenvolvimento da identidade do organismo ecossocial (**), projeto de design, plano de manejo, certificação demeter, implantação das infraestruturas e inovações.


Na sequência, o agrônomo Jefferson Sancineto, de Flores da Cunha/RS, da ENOLAB, que presta assessoria ao IKIPORÃ desde 2019, abordou como a biodinâmica é vivenciada para a vivificação dos espaços, plantas, animais e aves. Falou também sobre a importância da elaboração e uso dos preparados, juntamente com a utilização do calendário astronômico biodinâmico. Abordou as várias etapas de implantação do projeto Ikiporã, resultados obtidos e as próximas etapas que se encontram em andamento, com o plantio de novas cultivares como a romã, maracujá doce, plantas medicinais e plantas para óleos essenciais, dentre outras. Isto tudo, em perfeita harmonia, integração e sinergia com os animais (vacas crioula lageana), aves (galinhas brahma), galinhas de angola, além de pássaros livres e seres elementares.



Em seguida, o agrônomo Edson Benites, de Sombrio/SC, que presta assessoria colaborativa na parte de formação e manutenção dos pomares de pitayas, falou sobre a origem das frutas, manejo, processo de polinização, frutificação, bem como os vários benefícios para manutenção da vida saudável. Trouxe também a importância dos minerais para a nutrição e desenvolvimento das plantas.


Na continuidade da programação da 1a. Oficina do Fazer, os participantes, conheceram as infraestruturas e inovações sustentáveis como: bacia de evapo transpiração, captação de águas das chuvas, energia fotovoltaica, sistema de irrigação, dentre outros.



Em caminhada e visitação, o grupo percorreu os pomares de pitayas (incluindo no mesmo espaço o cultivo de alcachofra, árvores floríferas ipês, palmeira jussara, forração verde para as vacas, piquetes), bananas, abacates, maracujás, frutas diversas, manejo de animais no pomar, piquetes rotacional, trilha na floresta, espaço de plantas medicinais e ciclo circadiano, finalizando com orientações sobre o manejo de bananal, bambus e por último piscicultura (aquacultura ou aquicultura), alimentando os peixes no açude e conhecendo as espécies.



Ao encerrar as atividades, o grupo, em formato de roda de conversas, reservou um tempo para as reflexões sobre a vivência, fazendo a conexão sobre o propósito do início do dia, e deixando mensagens de energia, emoção, paz e plenitude.


O evento organizado pelo Espaço Ikiporã BioPerSin, contou com as parcerias da Escola Waldorf Arandu (Florianópolis) e ENOLAB (Flores da Cunha/RS). Com o apoio da ABDSul - Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul (Florianópolis/Águas Mornas), da Pousada Pedras Rollantes e das Clemenules Pedras Rollantes (Alfredo Wagner) os quais, de coração, agradecemos.


Organização; Espaço IKIPORÃ

Parceria 1 : Escola Arandu

Parceria 2: Enolab



Tanto no início, como no encerramento do encontro, para aquecer o corpo, alma e espírito, os versos a seguir estiveram presentes.


Verso de Abertura


"No pensar, clareza No sentir, cordialidade, No querer, prudência:

Almejando-as Posso então esperar, Que eu corretamente Possa encontrar-me Nas trilhas da vida Diante de corações humanos No âmbito do dever. Pois clareza Provém da luz da alma, E cordialidade Contém o calor espiritual, Prudência Intensifica a força da vida. E tudo isso, Em confiança em Deus anseia, Em caminhos humanos conduz A passos bons e seguros na vida".


Rudolf Steiner


Verso de Encerramento


"Sem o sol eu não poderia ser

Sem a terra quem me poderia ver


Céu e terra se enlaçando

Minha veste vão trançando

Água, terra, ar, calor

Deles ganho meu vigor


Todos quatro devagar

Eu preciso atravessar"


Shiller


===================================================================================

Ikiporã - cuidando da natureza, cultivando alimentos, colhendo saúde.

===================================================================================

(**)


Salve a Data;

A Oficina do Fazer já tem data pré-agendada para acontecer em 27/05/2023, no Ikiporã, com o tema: Cultivo de Plantas Medicinais do Ciclo Circadiano e Destilação de Óleos Essenciais.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page