Buscar
  • João da Silva Mattos

A qualidade dos produtos biodinâmicos e o que eles significam para o planeta e as pessoas

Tema anual 2021/2022


Com o novo tema anual, queremos chegar ao fundo da qualidade dos produtos biodinâmicos. A agricultura biodinâmica é muito popular em todo o mundo. Mais e mais terras estão sendo cultivadas biodinamicamente, empresas especializadas estão se convertendo em produtos biodinâmicos e produtos biodinâmicos estão em demanda no comércio. Além da quantidade, a qualidade de um produto é sempre importante, afinal a comida também deve ter um gosto bom e fazer bem a você.

Complexo e dinâmico: qualidade

Com o passar do tempo, várias influências desempenham um papel no desenvolvimento da qualidade.

Na agricultura arvense, por exemplo, onde o crescimento e a maturação das culturas entre a terra e o cosmos são acompanhados ano após ano, a qualidade surge de uma semente que se desenvolve em condições únicas de crescimento e cuidado humano e dá frutos maduros. A natureza do desenvolvimento do ser vivo cria a qualidade. As pessoas, sua relação com o produto e seu ambiente e suas intenções desempenham um papel central na criação de qualidade.

O significado e a avaliação da qualidade mudam dependendo do contexto em que é vista. Isso se torna muito fácil de sentir quando você parte um pão fresco e sente o cheiro quente e úmido de grãos cozidos. Todos os sentidos são acionados imediatamente e você fica imediatamente entusiasmado com o sabor. Esta explosão sensorial não é apenas uma experiência, mas também a última verificação de qualidade antes do prazer. Se você quiser continuar usando pão velho e alimentá-lo com um animal, por exemplo, proceda de forma muito diferente.

Dependendo de quem você pergunta e em que contexto, você obterá uma definição diferente de qualidade. O que tem gosto bom, é bom ou bom é uma questão que é moldada por inúmeras influências, como dieta, visão de mundo, trabalho e consciência ambiental. A questão de o que é qualidade, como ela é percebida, experimentada e desenvolvida posteriormente, é complexa e dinâmica.

Rudolf Steiner, o fundador da agricultura biodinâmica, dá um impulso importante para estudar a qualidade com mais profundidade e desenvolver a qualidade biodinâmica.

Uma qualidade holística para as pessoas

Ao final da quarta palestra do “Curso Agrícola”, Rudolf Steiner comentou sobre as propriedades dos alimentos de alta qualidade da seguinte forma:

“O mais importante é quando as coisas se aproximam das pessoas que elas são mais benéficas para a sua existência. Você pode puxar qualquer tipo de fruta que pareça [...] brilhante, mas talvez seja apenas para encher o estômago das pessoas, não promovendo realmente organicamente sua existência interior. "

O conceito de comida de Rudolf Steiner vai além das propriedades materiais e sensuais, como o sabor e o cheiro da comida. Ele estende o termo à transformação e ao desenvolvimento do corpo. Sua caracterização pode servir como uma visão para a qualidade dos produtos biodinâmicos. Para isso, é fundamental pesquisar o que “promove organicamente a existência interior” e o que isso significa em termos concretos para a produção, o processamento, o comércio e o consumo. O “Curso de Agricultura”, bem como os muitos desenvolvimentos e iniciativas que se baseiam nele ou estão relacionados a ele, são uma fonte valiosa para isso.

Ao longo do ano, o tema “A qualidade dos produtos biodinâmicos e o que eles significam para a terra e os povos” será aprofundado pela Seção de Agricultura e pelo Grupo Representativo até 5 de fevereiro de 2022. Convidamos você a dê uma olhada mais de perto no tópico.

Na conferência, a carta de Michael “No alvorecer da era de Michael” será lida e processada (Rudolf Steiner: Anthroposophical Guiding Principles . 1982).

Esses tópicos pretendem ser sugestões para trabalhar nas várias facetas isoladamente, em grupos de trabalho, reuniões, conferências, etc.

  • A importância do processo de se tornar um produto agrícola da natureza, de requinte e fruição para a qualidade de um alimento

  • A influência da situação geográfica, social e econômica das fazendas na qualidade do produto, pois cada fazenda é individual e tem seus próprios fertilizantes, gado e clientes

  • A atitude e devoção das pessoas ao produto e ato de produção e a ele associadas, por exemplo, à paisagem cultural, à situação de trabalho na empresa e ao manejo dos animais

  • Efeitos das medidas biodinâmicas (preparações) na qualidade e métodos adequados para percepção e análise

  • Riscos e potenciais da mecanização na produção, refinamento e preparação de produtos

  • Influência da divisão de trabalho e artesanato

  • O papel da cultura alimentar na satisfação, qualidade e produção

  • Diversidade de possibilidades e métodos para perceber e vivenciar a qualidade

  • Como podemos desenvolver uma cultura de experiência sensual para que todos possam se convencer da qualidade especial?

  • A importância da nutrição para o homem, a terra e o cosmos

O processamento mundial do tema culminará na próxima conferência agrícola, de 2 a 5 de fevereiro de 2022 .

Bibliografia:

  • J.-O. Andersen: Vitalidade, do solo ao estômago . 2019. Livros sob demanda

  • G. Berardi: Foodwise. Um Guia de Sistemas Completos para Escolhas Alimentares Deliciosas e Sustentáveis. 2020

  • P. Essink, P. Doesburg: Barstensvol leven, een pleidooi voor vitale voeding . 2020. Christofoor, 2ª ed.

  • J. Peschke: Do campo ao prato. O que torna a comida realmente saudável . 2021. AT Verlag

  • R. Steiner: Fundamentos Espirituais para a Renovação da Agricultura, 4ª e 8ª apresentação do Curso Agrícola e palestra de 20/06/1924 . 1984

Outras referências a www.agriculture-conference.org/de/2022

PDF do tema anual para impressão


Créditos: Texto extraído na íntegra do site: https://www.sektion-landwirtschaft.org/einzelansicht/jahresthema-2021-22 acessado em 25/04/2021. Tradução livre para o português.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O cultivo biodinâmico está se mostrando cada vez mais um dos métodos de cultivo mais sustentáveis ​​e éticos. "Fundamental para o cultivo biodinâmico é a imagem da fazenda como um organismo. As difere