top of page
Buscar
  • Foto do escritorikiporabio

Colheita de pitayas biodinâmicas safra 2023, teve início no Ikiporã




As primeiras frutas de pitayas biodinâmicas cultivadas no Ikiporã foram colhidas no final de janeiro de 2023 e, nesta semana, a partir de 13 de fevereiro inicia a segunda fase. A primeira colheita, além de atender mercados e consumidores da região de Ituporanga e grande Florianópolis, também foram parar em São Paulo.


A safra 2023, com as boas práticas biodinâmicas utilizadas, estão mostrando bons resultados e, as frutas apresentam-se saudáveis, sendo portadoras de excelentes níveis de energias cósmicas ligadas a natureza.



O pomar de pitayas passa por um rigoroso controle de qualidade, estando isentas de qualquer produtos químicos. Os espaços recebem periodicamente os preparados biodinâmicos e compostagem. Galinhas da raça brahma, galinhas de angola

e as vaquinhas da raça crioula lageana ocupam os espaços simultaneamente, para realizar o controle natural e vivificar a terra.


O equilíbrio hídrico é alcançado por meio de chuvas e irrigação, sendo esta, acionada por energia fotovoltaica e energia da gravidade, por estar o açude em área mais elevada.


No Ikiporã são cultivadas cerca de 10 variedades de pitayas, que se encontram em fase de crescimento, prometendo para a safra 2024, a colheita de frutas do novo pomar, com diferentes cores de polpas. No momento, as frutas são de polpa branca e roxa.


Além das pitayas, o projeto em implantação e desenvolvimento, contempla o cultivo de bambus para bioconstruções, abacate, maracujá, alcachofra, palmito jussara (açaí), ervas medicinais, frutíferas variadas, criação de vacas da raça Crioula Lageana, abelhas nativas, galinhas Brahama (ovos) e galinhas de Angola.



Os produtos de origem vegetal, incluindo as pitayas, cultivados de forma biodinâmicas estão certificados pelo selo internacional padrão Demeter, emitido pelo Sistema de Produção e Garantia - SPG da Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul - ABDSul.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page