top of page
Buscar
  • Foto do escritorikiporabio

DIA MUNDIAL DA BIODINÂMICA 2023


28 de maio de 2023


Os agricultores nos mostram o caminho para fazer a diferença


Como todos os anos, no Pentecostes, comemoramos o Dia Mundial da Biodinâmica. O Dia Mundial da Biodinâmica deste ano tem um significado especial, pois celebraremos os cem anos do 'Curso de Agricultura' de Steiner no próximo ano em 2024. É um dia para refletir sobre a prática quase centenária da agricultura biodinâmica, mas também para agradecer aos nossos agricultores pelo seu trabalho diário e para reconhecer a sua experiência em boas práticas agrícolas. Foram os agricultores que pegaram as ideias iniciais e as colocaram em prática. Seu constante desenvolvimento e paixão pela agricultura permanecem no centro do movimento biodinâmico. Os agricultores são a melhor inspiração para fazer uma mudança positiva prática diante dos desafios atuais em todo o mundo.


Homenagem aos nossos agricultores


Para o Dia Mundial da Biodinâmica deste ano, celebramos os agricultores de todo o mundo. Eles trabalham incansavelmente para fornecer a boa comida que nos alimenta, respeitando os animais, as plantas, o solo. Seu trabalho vai muito além da agricultura, pois eles também assumem a responsabilidade de cuidar do meio ambiente. Cultivar significa interagir com a natureza, trabalhar de mãos dadas com ela, nutri-la tanto quanto nos nutrir. Um não vai sem o outro. Os agricultores têm, portanto, uma responsabilidade muito mais ampla que exige um desenvolvimento e dedicação constantes.


Quando Rudolf Steiner deu suas oito palestras em Whitsun em 1924 sobre a "renovação da agricultura", posteriormente publicadas como o "Curso Agrícola", ele falou da "sabedoria camponesa" em reconhecimento à profunda compreensão dos agricultores. Em sua opinião, os agricultores sabem melhor o que funciona em suas fazendas, quais práticas aplicar, quais mudanças fazer. O conhecimento adquirido com a experiência e a busca pelo aperfeiçoamento constante é o que fundamenta seu trabalho e permite que façam escolhas informadas.


Você, a partir de seu trabalho prático, saberá muito melhor do que podemos saber em Dornach, qual é a natureza de seu solo, que tipo de floresta existe e quanto, e assim por diante; o que foi cultivado na fazenda nos últimos anos e qual foi o rendimento. Devemos saber todas essas coisas que, afinal, todo agricultor deve saber por si mesmo se quiser administrar sua fazenda de maneira inteligente - com 'sabedoria camponesa'. Rudolf Steiner, Curso de Agricultura, Discurso aos Membros, Koberwitz, 11 de junho de 1924.


Numa época em que os agricultores recebem pouco reconhecimento pelo trabalho que realizam, é importante nos lembrarmos do papel crucial que desempenham para nossa saúde e meio ambiente. Também devemos reconhecer sua sabedoria experiencial, que os capacita a agir em prol da viabilidade ambiental, social e econômica. Capacitar os agricultores para fazer isso é o cerne do movimento biodinâmico.


Habilitando o desenvolvimento


O desenvolvimento humano está, portanto, no centro da agricultura biodinâmica, juntamente com o desenvolvimento de plantas e animais. Ao tomar as decisões para suas fazendas, os agricultores se integram à fazenda. Eles têm um núcleo de responsabilidade e devem crescer junto com as plantas, os animais e a própria fazenda. A capacitação apoia esse papel no apoio ao desenvolvimento dos agricultores e da própria fazenda, ao mesmo tempo em que se adapta a várias restrições externas. Os agricultores se beneficiam do aprendizado, treinamento e troca de conhecimento.


O desenvolvimento constante não é um longo rio tranquilo. É um caminho bastante pedregoso e rochoso com obstáculos a superar e novos caminhos a encontrar. A agricultura é repleta de desafios que exigem persistência e determinação. Ao trabalhar com a natureza, sempre há um componente desconhecido que deve ser abraçado para desenvolver a conexão com a natureza em todo o seu potencial. É este caminho difícil que ajuda os agricultores a crescer e confere-lhes uma valiosa experiência.


Continue a trabalhar em direção à sua visão e desenvolva a paciência e a persistência para superar os desafios no caminho. Haverá problemas o tempo todo. Mas, por um lado, você aprenderá com eles e se desenvolverá. Por outro lado, posso garantir que você pode superar todos eles com muito entusiasmo e amor pelo mundo e amor pelas outras pessoas. No final, também posso dizer por experiência própria que você se sentirá feliz fazendo isso todos os dias. Este é um sentimento geral muito importante que desejo para todos no mundo.

Helmy Abouleish, Presidente da Federação Biodinâmica Demeter International, em entrevista para o Podcast do World Future Council “Good Council” – 11 de maio de 2022.


No final, é a paixão pela agricultura que faz a diferença. É o que permite ao agricultor continuar enfrentando desafios e encontrando alegria em sua prática diária. Os agricultores biodinâmicos não estão apenas comprometidos em fornecer o melhor alimento possível, mas também em trabalhar lado a lado com a natureza cuidando do nosso meio ambiente. Esse é um aspecto que traz alegria na lavoura, saber que seu trabalho vai muito além da produção de alimentos, que é vital para o nosso ecossistema.


Acredite em fazer a diferença


Nesse sentido, os agricultores são um exemplo para todos nós. Eles nos mostram como paixão, determinação e desenvolvimento os permitem cuidar do nosso planeta, contribuir para algo muito mais amplo do que seu trabalho diário. Nossa visão para a agricultura biodinâmica é uma colaboração contínua e em constante evolução entre os seres humanos e a natureza, na qual ambos podem florescer. Dada a atual crise climática, não podemos comprometer o bem-estar do nosso meio ambiente. Nossos dedicados agricultores estão bem cientes de nossa responsabilidade compartilhada em relação à proteção de nosso planeta.


Esperamos que o Dia Mundial da Biodinâmica o inspire a lutar por aquilo em que acredita, a proteger a natureza e a trabalhar para uma mudança positiva no mundo e a acreditar na sua própria capacidade de superar os desafios que enfrentamos agora. Somente a paixão e a determinação nos dão a força necessária para enfrentar os desafios de hoje.


Contato: Clara Behr clara.behr@demeter.net


Bruxelas, 28.05.2023


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page