top of page
Buscar

Mas, afinal, o que é biodinâmica?

Foto do escritor: ikiporabioikiporabio

Fonte - Texto extraído do site: Jornal Boqnews. Publicado em 5 de fevereiro de 2020.


“Baseada nas ideias de Rudolf Steiner, a biodinâmica, que se baseia nos princípios da Antroposofia, é uma forma alternativa de cultivo.


Assim, entre outras coisas, exclui o uso de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes no solo e nas plantas, utilizando substâncias minerais e vegetais para substituir esses insumos.


O objetivo maior do método, que também é uma filosofia, é integrar todos os seres vivos — plantas, animais e ambiente — na produção dos alimentos.


Por isso, ela leva em conta também a sazonalidade e a diversificação das espécies, não plantando somente uma coisa em um espaço e respeitando as estações do ano, por exemplo.


Uma fazenda, para a biodinâmica, é vista como um organismo, e o produtor é o responsável por manter tudo funcionando em equilíbrio.


Por não utilizar químicos, os alimentos são mais saudáveis e nutritivos.

Além disso, essa é uma forma de agricultura mais sustentável para a terra, que tem mais condições de se renovar.


Quem pensa que essa é uma ideia nova, se engana.


Os primeiros estudos nessa área começaram no início da década de 1920 e ainda são a base para a agricultura orgânica que conhecemos hoje.




Então é a mesma coisa de comida orgânica?


Embora as formas de cultivo sejam semelhantes, biodinâmica e orgânica não são a mesma coisa.


De forma geral, podemos dizer que todo alimento biodinâmico é orgânico, mas nem todo orgânico é biodinâmico.


Isso porque a biodinâmica utiliza uma série de técnicas que a torna única e é mais complexa, pois considera também outros fatores, como valores culturais, espirituais, econômicos e sociais.


Todas as etapas do cultivo, como plantio, irrigação e colheita, são orientadas pelas fases da lua e calendário astrológico, por exemplo.


Os adeptos da biodinâmica acreditam que o espiritual também faz parte dos ciclos da natureza, por isso, também tratam as plantas com homeopatia e cristais de rochas.

Por que optar por esse tipo de alimento?


O fato é que os alimentos cultivados dessa forma não costumam ser tão bonitos, mas são mais saborosos e nutritivos, como comprovam várias pesquisas.


Por isso, são mais saudáveis, previnem o câncer, inclusive, há indícios de que eles ajudam a tratar distúrbios mentais, como ansiedade e depressão.


Além disso, como esse tipo de produto costuma ser plantado por pequenos agricultores, essa é também uma forma de valorizar e fortalecer esse tipo de negócio.


E, claro, como discutido anteriormente, eles são menos agressivos para o meio ambiente, logo, ideais para quem está engajado nessa causa.


Como saber se um alimento é biodinâmico?


Os biodinâmicos, assim como os orgânicos, costumam ser encontrados em feiras de produtores e sites especializados e engajados na filosofia.


Mas existem supermercados que estão de olho na tendência e também já estão vendendo esse tipo de alimento.


No Brasil, esses produtos são reconhecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e têm o selo DEMETER, que é uma marca mundial que certifica esses produtos.


Como a agricultura biodinâmica respeita o ciclo de vida das plantas, nem sempre é possível encontrar tudo o que se está procurando.


Mas essa pode ser uma boa oportunidade de diversificar também os seus hábitos e conhecer outros alimentos.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page