top of page
Buscar

Pitayas Biodinâmicas Padrão Demeter são Cultivadas no Ikiporã, em Ituporanga, Santa Catarina

  • Foto do escritor: João da Silva Mattos
    João da Silva Mattos
  • 6 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

O “Padrão Biodinâmico Internacional Demeter” é baseado em princípios e democraticamente decidido por organizações membros.


"O Padrão é um acordo sobre os requisitos mínimos que uma fazenda gerida biodinamicamente deve atender para receber seu reconhecimento Demeter. As fazendas Demeter são inspecionadas anualmente quanto ao cumprimento da Norma, além da inspeção orgânica." (1)



O Ikiporã localizado no Alto Vale do Itajaí, em Ituporanga, Santa Catarina, que tem a frente os proprietários Rose Maria Junckes e João Mattos, auxiliado por uma equipe de colaboradores, possui o certificado de conformidade biodinâmica desde o ano de 2020, por estar de acordo com as normas do Sistema Participativo de Garantia, SPG, da ABDSul - Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul, e por atender aos requisitos da Norma Internacional Demeter.


Certificado de Conformidade Biodinâmica




"A ABDSul, associada à Federação internacional de Associações de Agricultura Biodinâmica/Demeter internacional certifica que o produtor indicado atende os requisitos para a agricultura biodinâmica, de acordo com as normas do sistema participativo de garantia, com as normas Demeter, e com a legislação pertinente, atendendo a todas as exigências aplicáveis. O produtor, portanto, tem o direito inalienável de usar a marca de qualidade Demeter nos produtos". (2)


A colheita da safra 2022, iniciou no mês de janeiro e segue até os primeiros dias de junho/2022.



"A Biodinâmica quer lembrar todos os seres humanos que "A agricultura é o fundamento de toda cultura, ela tem algo a ver com todos".


O ponto central da Agricultura Biodinâmica é o ser humano que conclui a criação a partir de suas intenções espirituais baseadas numa verdadeira cognição da natureza. Ele quer transformar sua fazenda ou sítio em um organismo em si, concluso e maximamente diversificado; um organismo do qual a partir de si mesmo for capaz de produzir uma renovação. O sítio natural deve ser elevado a uma espécie de individualidade agrícola.

O fundamento para tal é a integração de todos os elementos ambientais agrícolas, tais como culturas do campo e da horta, pastos, fruticulturas e outras culturas permanentes, florestas, sebes e capões arbustivos, mananciais hídricas e várzeas. Caso o organismo agrícola ordene-se em torno desses elementos, nasce uma fertilidade permanente e atinge-se a saúde do solo, das plantas, dos animais e dos seres humanos." (3)


​Fonte:

Saiba mais sobre o Ikiporã: https://www.ikipora.eco.br/

 
 
 

Comments


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2025 por Ikiporã

bottom of page