Buscar
  • ikiporabio

Primeira Safra 2021 de Pitayas Biodinâmicas, Selo Demeter são Colhidas em Ituporanga, Santa Catarina


O primeiro pomar de pitayas biodinâmicas de Santa Catarina está situado no Caminho Europeu do Alto Vale de Itajaí, em Ituporanga. O município que ostenta o título de Capital Nacional da Cebola, passa agora, por meio do Espaço Ikiporã BioPerSin a obter o primeiro Selo Demeter emitido pela ABDSul, por "atender os requisitos para a agricultura biodinâmica, de acordo com as normas do sistema participativo de garantia, com as normas Demeter, e com a legislação pertinente, atendendo a todas as exigências aplicáveis. O produtor, portanto, tem o direito inalienável de usar a marca de qualidade Demeter nos produtos listados", incluindo na relação as frutas pitayas, além de outras cultivares.


A safra de 2021 começou a ser colhida no mês de janeiro, porém suas lindas flores, que logo após, dão origem aos frutos, iniciaram seu processo de floração em novembro/2020.



As frutas que representam os alimentos biodinâmicos, já podem ser encontrados em mercados, feiras e delivery em Florianópolis, São José, Palhoça e Região.


No mês de fevereiro/21, Ituporanga e Rio do Sul, terão a oportunidade de desfrutar do delicioso e saudável alimento biodinâmico que nutre o corpo, alma e espírito.



Benefícios da pitaya (*)


Os benefícios das pitayas são inúmeros. "Protege as células do organismo, pois é rica em antioxidantes que protegem contra o câncer. Ajuda na digestão devido à presença de sementes na polpa. Combate doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3. Regula o intestino pois tem oligossacarídeos, que são fibras que combatem a prisão de ventre. Regula a pressão arterial, por ser uma fruta bastante rica em água que estimula a produção de urina, reduzindo o acúmulo de líquidos no organismo. Combate a anemia e osteoporose por conter vitaminas e minerais importantes como ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.


Informação nutricional da pitaya (*)


Componentes/Quantidade por 100 g da polpa de pitaya


Energia 50 calorias

Água 85,4 g

Proteínas 0,4 g

Gorduras 0,1 g

Carboidratos 13,2 g

Fibras 0,5 g

Vitamina C 4 mg

Cálcio 10 mg

Fósforo 16 mg"


(*) Fonte: www.tuasaude.com/beneficios-da-pitaya/

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os animais não apenas fornecem produtos valiosos, como carne e leite, os ruminantes também refinam leguminosas na rotação de culturas que inicialmente não são utilizáveis ​​​​pelos seres humanos nesse

Situação inicial A pecuária tem um papel central na agricultura biodinâmica. A criação de animais é essencial para fazendas biodinâmicas; entre outras coisas, é necessário para a produção do próprio f