Ser abelha em sincronicidade no Oikos e Ikiporã
- ikiporabio
- 19 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2023

O ser abelha tão importante para a sustentabilidade planetária, registra no mês de maio/2023, movimentos sincrônicos em dois pontos de Santa Catarina.
O primeiro no sul do estado, em Criciúma, com o projeto de instalação do melipolinário no Oikos, com algumas caixas de abelhas dos tipos Mirim, Jataí, Mandaçaí e Bugia, todas dóceis e sem ferrão. As abelhas são essenciais para a manutenção da biodiversidade, a produção de alimentos e a vida humana, assumindo grande importância na manutenção da vida no planeta. A principal função executada pelas abelhas é a polinização.
Estrutura do Meliponário
Tudo o que for necessário para a instalação das caixas de abelhas vai ser de responsabilidade do Oikos. Como escolher o melhor local, cuidar das caixas e dos enxames, comprar o material e construir os locais onde vão ser colocadas as caixas.
As primeiras 8 caixas com dois tipos de abelhas, ficam próximas ao LarBirinto, bem perto do Lar de Encontros. Para esta demanda, as construções já estão prontas e seguem à risca o projeto encaminhado por Leoberto Uggioni.
Apadrinhamento
O projeto do Oikos oferece a oportunidade de você estar junto, tornando-se madrinha ou padrinho de uma ou mais caixas de abelhas.
Para apadrinhar, acesse: https://oikos.org.br/apadrinhe-abelhas/
Melipolinário do Ikiporã
O segundo movimento está acontecendo no Alto Vale do Itajaí, em Ituporanga, onde o Ikiporã, também iniciou a implantação do melipolinário, o qual, em breve estará hospedando diversas variedades de abelhas sem ferrão provenientes do Apiário do Bilk, localizado em Chapadão do Lageado.

Para o segundo semestre/2023, o Ikiporã está planejando a realização de uma oficina para tratar do manejo e cuidados das abelhas sem ferrão.
Comments