Agricultura Biodinâmica - Cultivando com Alma em Conexão com a Terra, Cosmo e Espírito.
- ikiporabio
- há 5 dias
- 3 min de leitura
A agricultura é mais do que uma atividade produtiva — é uma forma de relação com a natureza, com o tempo e com o espírito da Terra. Inspirados pelos princípios da agricultura biodinâmica, no Ikiporã, temos aprofundado práticas que fortalecem a saúde do solo, das plantas e das pessoas.
A biodinâmica entende a propriedade como um organismo vivo, onde tudo está interligado: o solo, os animais, os seres humanos e os ciclos cósmicos.
Desenvolvida a partir das ideias de Rudolf Steiner, essa abordagem propõe um cultivo em sintonia com os ritmos da natureza e com o que há de mais sutil e essencial na vida.
Como surgiu a agricultura biodinâmica?
A agricultura biodinâmica surgiu em 1924, a partir de uma série de palestras oferecidas por Rudolf Steiner, filósofo e criador da antroposofia, a um grupo de agricultores preocupados com a perda de vitalidade dos alimentos, da fertilidade do solo e da saúde dos rebanhos.
Steiner propôs uma nova forma de compreender e cuidar da terra: considerar a propriedade como um organismo agrícola completo, com interações equilibradas entre solo, plantas, animais e seres humanos, em conexão com os ritmos da Terra e dos astros.
O poder dos preparados biodinâmicos
Entre os elementos centrais da prática biodinâmica estão os preparados biodinâmicos — substâncias feitas com plantas medicinais, esterco e minerais, que atuam como impulsionadores da vida e da saúde da terra. Aplicados em doses homeopáticas, eles ajudam a restaurar a vitalidade do solo e das culturas.
Tipos de preparados biodinâmicos:
🌿 500 – Corno-esterco: feito com esterco de vaca maturado dentro de um chifre de vaca enterrado no outono e desenterrado no início da primavera.
Após o processo de dinamização, o preparado 500 é direcionado ao solo, às raízes e sobre as plantas proporcionando maior atividade biológica e vitalidade favorecendo o desenvolvimento vegetativo da planta e as relações de simbiose da rizosfera.
🌞 501 – Corno-sílica: pó de quartzo finamente moído, colocado em um chifre e enterrado na primavera e desenterrado no início do outono. É pulverizado sobre as plantas para estimular a fotossíntese e melhorar a qualidade e sabor dos alimentos.
É o “preparado da luz” que atua trazendo forças da periferia cósmica e intensificando a atuação da luz solar.
🌱 508 - Fladen: uma espécie de “composto biodinâmico concentrado”, feito com esterco, basalto e casca de ovo, enterrado com os seis preparados de compostagem.
Direciona-se a “compostagem laminar” trazendo as forças dos preparados para compostagem no local da aplicação.
🌼 Preparados de compostagem: usados para enriquecer a compostagem biodinâmica e dar estrutura à matéria orgânica. São feitos com plantas medicinais, cada uma com propriedades específicas:
502 - Mil-folhas: ajuda na assimilação do enxofre e na revitalização dos solos.
503 - Camomila): fortalece o nitrogênio e acalma os processos de fermentação.
504 - Urtiga: impulsiona os processos metabólicos e traz equilíbrio ao composto.
505 - Casca de carvalho: estrutura e estabilidade contra doenças.
506 - Dente-de-leão: favorece o intercâmbio entre a terra e os elementos.
507 - Valeriana: aquece e protege contra o frio, especialmente útil em climas serranos como o nosso.
Cavalinha: embora não seja numerada como os demais, é amplamente usada em chás e preparados preventivos contra fungos.
Como os preparados biodinâmicos são dinamizados
Dinamização é um movimento rítmico que transfere as forças contidas nos Preparados (pequenas substâncias) para a água.
Faz-se um movimento circular de modo a formar um vortex/ “funil”, ou redemoinho, na mistura, proporcionando uma certa ordem; e assim inverte-se o sentido do movimento desfazendo-se esta ordem e criando-se um caos.
Este procedimento gera maior contato entre as moléculas de água e do Preparado, o que permitirá melhor permeação da energia na água.
A dinamização, este movimento rítmico de ordem e caos, é uma imitação dos processos da vida. Por isto é algo essencialmente importante no que diz respeito aos Preparados.
Harmonia com os ciclos da Terra e do Céu
Seguindo o Calendário Biodinâmico, realizamos os plantios, colheitas e tratos culturais respeitando os ritmos lunares e as constelações, buscando cultivar com consciência do tempo, da luz e da influência cósmica nos processos vitais.
Um convite à vivência – arte do fazer
Acreditamos que a arte do fazer, cultivar, plantar e cuidar são gestos espirituais.
📸 No dia 26 de abril de 2025 (sábado) das 14h às 18h, no IKIPORÃ, Ituporanga, SC, abriremos vivências práticas sobre a elaboração do preparado biodinâmico 500: Corno-esterco.
O evento está sendo organizado pelo Ikiporã e Sítio Grah Bilk, com apoio da ABDSul, Rede de Agroecologia Ecovida, Epagri e IFC-Rio do Sul.
🔗 Acompanhe nosso blog e redes sociais para saber mais e participar!
Comentários