ÉTICAS DA PERMACULTURA

principios_edited_edited_edited.jpg

1. CUIDAR DA TERRA

principios_edited_edited.jpg

2. CUIDAR DAS PESSOAS

principios_edited.jpg

3. CUIDAR DO FUTURO

 
ikipor_50376662738_o.jpg

PERMACULTURA

Texto: Leticia dos Santos e Marcelo Venturi

Revisão: Arthur Nanni


Fonte: https://permacultura.ufsc.br/o-que-e-permacultura/

Permacultura é uma expressão originada do inglês “Permanent Agriculture” e foi criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 70 do século passado. Ao longo dos anos ela passou a ser compreendida como “Cultura Permanente”, pois passou a abranger uma ampla gama de conhecimentos oriundos de diversas áreas científicas, indo muito além da agricultura. Nos dias atuais, a permacultura transpassa desde da compreensão da ecologia, da leitura da paisagem, do reconhecimento de padrões naturais, do uso de energias e do bem manejar os recursos naturais, com o intuito de planejar e criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.


Atualmente a permacultura é considerada uma ciência holística e de cunho socioambiental, que congrega o saber científico com o tradicional popular e visa, é claro, a nossa permanência como espécie na Terra.


A permacultura possui três éticas e alguns princípios de planejamento que são baseados na observação da ecologia e da forma sustentável de interação, produção e de vida das populações tradicionais com a natureza, sempre trabalhando a favor dela e nunca contra.

Éticas da permacultura

  1. Cuidar da terra

  2. Cuidar das pessoas

  3. Cuidar do Futuro (Dixon, 2014; Harland, 2018; McKenzie e Lemos, 2008) incentivando Limites ao crescimento e ao consumo (Mollison, 1988)  e a Partilha justa (Holmgren, 2002)

 
principios.png
 

PRINCÍPIOS DE PLANEJAMENTO

Em seguida estão apresentados os doze princípios de planejamento, que devem sempre estar de acordo com as éticas, pois são guiados por essas.


Os doze princípios de planejamento permacultural foram desenvolvidos ao longo de mais de duas décadas e publicados em 2002 por David Holmgren através do livro “Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade”, publicado em português no Brasil em 2013. Segundo Holmgren (2013, p.12):


"Os primeiros seis princípios consideram os sistemas de produção sob uma perspectiva de baixo para cima dos elementos, organismos e pessoas. Os demais seis enfatizam a perspectiva de cima para baixo dos padrões e relações que tendem a emergir por meio da auto-organização e coevolução dos ecossistemas."


São eles:

 
01.-Observe-e-interaja_2.png

1. OBSERVE E INTERAJA

02.-Capte-e-armazene-energia_2.png

2. CAPTE E ARMAZENE ENERGIA

3. OBTENHA RENDIMENTO

03..png

4. PRATIQUE A AUTO-REGULAÇÃO E ACEITE FEEDBACKS

04..png
05..png

5. USE E VALORIZE OS SERVIÇOS E RECURSOS RENOVÁVEIS

06..png

6. NÃO PRODUZA DESPERDÍCIOS

7. DESIGN PARTINDO DE PADRÕES PARA CHEGAR AOS DETALHES

07..png

8. INTEGRAR AO INVÉS DE SEGREGAR

08..png
09. .png

9. USE SOLUÇÕES PEQUENAS E LENTAS

10..png

10. USE E VALORIZE A DIVERSIDADE

11. USE AS BORDAS E VALORIZE OS ELEMENTOS MARGINAIS

11..png

12. USE CRIATIVAMENTE E RESPONDA ÀS MUDANÇAS

12..png
 

LINKS DE REFERÊNCIA

Sites de iniciativas e entidades de comprometidas com a permacultura

NÚCLEO DE ESTUDOS EM PERMACULTURA DA UFSC

Permacultura UFSC.png