Buscar
  • João da Silva Mattos

O papel dos fungos na agricultura



Artigo do jovem agricultor Stewart L. Kahn “Você deve cuidar para que seus prados sejam cobertos de cogumelos”, disse Steiner em seu Curso de Agricultura em 1924. Como garantimos que seus campos estejam cheios de fungos?


O que ele quis dizer com isso? O termo “micorrizas” (mico-, fungo; riza-, raiz) tinha sido cunhado na Polônia, mas não tinha entrado em uso público ainda. Mas Steiner nos diz em sua Ciência Oculta que, embora externamente todos pareçamos estar separados, as coisas do mundo espiritual não são tão separadas. Da mesma forma, ele indica que as plantas aparecem como espécimes distintos acima do solo, mas abaixo do solo suas raízes se fundem e são indistinguíveis umas das outras.

Apesar da ciência do início do século 20 não saber virtualmente nada sobre as redes micorrízicas que conectam a “rede neural” do solo (como diz Paul Stamets), Steiner já naquela época nos incentiva a manter nossos campos cheios de diversos fungos.

Como ele fez isso? Hans-Georg Gadamer diz em seus escritos sobre a saúde humana: “Existem antecipações intuitivas do conhecimento, como o conhecimento da salvação do homo religiosus, que muitas vezes tem algo a dizer ao médico, ou o “conhecimento” do poeta, que é capaz de se distanciar do psicólogo, sociólogo, historiador e filósofo”, A biodinâmica apresentada em 1924 é uma dessas “antecipações intuitivas de conhecimento” e talvez até de salvação.

No livro de Michael Phillips, Mycorrhizal Planet (que dedica uma pequena seção especificamente às indicações de Steiner sobre fungos), ele afirma que as plantas colonizadas com micorrizas sequestram quinze vezes mais carbono do que as plantas sem esses fungos benéficos.

Enquanto os fungos micorrízicos começaram como parasitas nas plantas, a simbiose é a evolução desenvolvida a partir do parasitismo. Esse parasitismo ainda pode ser testemunhado pelo fato de que as plantas jovens “infectadas” com micorrizas apresentam crescimento levemente suprimido à medida que o fungo pega açúcares para si. Mas então os fungos começam a trocar fósforo com suas plantas hospedeiras e em testes com plantas com e sem fungos, aquelas com esses fungos amigos aceleram e superam o crescimento de suas contrapartes que definham sem fósforo livre. Por meio de um salto intuitivo, vislumbramos talvez uma sugestão poética de salvação.


Artigo original postado pelo Instituto Elo

https://elo.org.br/blog-do-instituto/agricultura/o-papel-dos-fungos-na-agricultura/ Traduzimos este pequeno artigo de Stewart L Kahn publicado em inglês neste link: https://www.facebook.com/perennialrootsfarm Tradução: Marco Bertalot-Bay

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os animais não apenas fornecem produtos valiosos, como carne e leite, os ruminantes também refinam leguminosas na rotação de culturas que inicialmente não são utilizáveis ​​​​pelos seres humanos nesse

Situação inicial A pecuária tem um papel central na agricultura biodinâmica. A criação de animais é essencial para fazendas biodinâmicas; entre outras coisas, é necessário para a produção do próprio f