Sistema Agroflorestal em implantação no Ikiporã é tema de entrevista na Rádio Sintonia de Ituporanga
- ikiporabio

- 14 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de set.
Nesta sexta-feira (15), Ituporanga será palco de uma oficina prática e teórica sobre implantação de agrofloresta, no modelo BioPerSin, que combina conceitos da biodinâmica, permacultura e sintropia.
A iniciativa será realizada no Sítio Ikiporã e busca promover um sistema produtivo sustentável, que alia preservação ambiental, diversidade de produção e qualidade de vida para as famílias rurais.
De acordo com o técnico da Epagri de Trombudo Central, Rainer Prochnow, o sistema agroflorestal integra árvores, agricultura e, em alguns casos, pecuária, gerando microclima mais favorável e aproveitando áreas de preservação permanente, reservas legais e topos de morro para produção de alimentos, plantas medicinais, frutas nativas e exóticas, além de produtos como mel, madeira, resinas e própolis.
“O sistema pode complementar a renda ou até se tornar a principal atividade da propriedade. Em Ituporanga, vamos trabalhar com foco na produção alimentar para a agricultura familiar, com frutas, tubérculos e raízes que garantam mais sustentabilidade para as famílias”, destacou Prochnow. Saiba mais
O projeto do Sistema Agroflorestal SAF-BioPerSin do Ikiporã foi tema da entrevista realizada em 14 de agosto de 2025, pelo jornalista Jean Carlos, da Rádio Sintonia de Ituporanga, com o agrônomo da Epagri de Trombudo Central, Rainer Prochnow, apoiador e colaborador do projeto.




Comentários