top of page

Agrofloresta no Ikiporã é objeto de análise pela equipe da EPAGRI

  • Foto do escritor: ikiporabio
    ikiporabio
  • 10 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de jun.

Ikiporã - Imagem parte leste
Ikiporã - Imagem parte leste

Na manhã do dia 16 de maio de 2025, o Espaço Ikiporã localizado em Ituporanga, recebeu a visita de uma equipe técnica da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.


Estiveram presentes os engenheiros agrônomos Glauco Henrique Lindner (Rio do Sul), Rainer Prochnow (Trombudo Central) e Édio Zunino Sgrott (Ituporanga), com o objetivo de conhecer e analisar as possibilidades de adoção de práticas agroecológicas no espaço, com foco especial no sistema agroflorestal voltado à fruticultura. O Ikiporã esteve representado pelo co-proprietário João Mattos.

Visita técnica da Epagri
Visita técnica da Epagri

A visita teve como principal objetivo a observação dos benefícios e potencialidades de sistemas agroflorestais adaptados à realidade do Ikiporã. O manejo integra culturas frutíferas com espécies nativas, promovendo regeneração do solo, equilíbrio ecológico e ampliação da biodiversidade.


Durante o encontro, João Mattos apresentou o método BioPerSin – Biodinâmica, Permacultura e Sintropia, já em uso no Ikiporã. Essa abordagem sistêmica orienta o cultivo de alimentos com base em princípios de cooperação entre os seres vivos, manejo consciente do solo, observação dos ciclos astronômicos e naturais, integrados com o ecossistema local. A proposta vai além da produção agrícola tradicional, configurando-se como uma prática de regeneração ambiental, ecossocial e de transformação cultural.

ree

A equipe da EPAGRI avaliou positivamente os impactos ambientais e produtivos dessa abordagem integrada e colaborativa. Destacando a importância do manejo agroflorestal, da cobertura vegetal contínua e da diversidade de espécies selecionadas com efeitos funcionais no agroecossistema. Resultando assim, em estratégias eficazes para o maior e melhor aproveitamento dos elementos naturais de clima, solo e biodiversidade, com amplitude de resiliência às flutuações do clima e mercados.


Apresentação do método de Agrofloresta
Apresentação do método de Agrofloresta

A troca de experiências reforçou o compromisso do Ikiporã com práticas sustentáveis que unem produção de alimentos saudáveis – com enfoque em princípios biodinâmicos e certificação Demeter – à preservação ambiental, educação socioambiental e promoção da biodiversidade como pilares de um modelo agrícola regenerativo.


A visita contou também com a participação de Guilhermino Bilk, de Chapadão do Lageado, co-proprietário do Sítio Grah Bilk, referência regional no cultivo de frutas orgânicas e parceiro do Ikiporã na aplicação do método BioPerSin, Guilhermino contribuiu com sua experiência prática no desenvolvimento de sistemas produtivos regenerativos.

Visita ao campo
Visita ao campo

O Ikiporã segue aberto ao diálogo e à cooperação, colaboração e cocriação, com instituições públicas e privadas interessadas em soluções que promovam a harmonia entre ser humano e natureza.


A agrofloresta, biodinâmica, permacultura e a sintropia, ,  nesse contexto, são entendidas como ferramentas fundamentais na construção de um novo paradigma: o do cultivo que regenera o solo/ambiente, nutre o corpo e eleva a consciência espiritual.

 
 
 

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2025 por Ikiporã

bottom of page