Ikiporã realiza oficina do fazer para implantação de SAF - Sistema Agroflorestal Inscrições abertas (participação presencial e online)
- ikiporabio

- 7 de ago.
- 5 min de leitura
Atualizado: 15 de ago.

Em um momento em que as práticas regenerativas ganham cada vez mais protagonismo na agricultura e na relação com a terra, o Ikiporã convida você para um encontro inspirador e prático no coração do Alto Vale do Itajaí, em Ituporanga/SC.
O que é a Oficina do Fazer
A Oficina do Fazer é um mergulho em saberes e fazeres que integram Agricultura Biodinâmica, Sistemas Agroflorestais, Permacultura e Sintropia – com foco na aplicação real e viva do Sistema Agroflorestal BioPerSin, metodologia desenvolvida e adaptada especialmente para o espaço Ikiporã.
Para quem é o evento
Aberto e gratuito, o evento é voltado para agricultoras e agricultores, integrantes de Sistemas Participativos de Garantia (SPG ABDSul e Rede Ecovida), técnicos, agrônomos, professores, estudantes e toda a comunidade que busca aprofundar suas práticas em manejo sustentável e regenerativo do solo, da água, da natureza e da vida.
Forma de participação
Período da manhã (parte teórica): Presencial e online
Período da tarde (parte prática): Somente presencial
Como se inscrever
📌 Inscreva-se 👉clicando aqui👈
O link para quem optar por participação online será encaminhado até o dia 14/08/25.
DATA, HORÁRIO E LOCAL DE CHEGADA
📅 Data: Sexta-feira, 15 de agosto de 2025
⏰ Horário: Das 8h às 18h
Localização como Chegar: Clasen Park Hotel
Endereço: R. José P. Clasen, 1208
Faxinal da Vila Nova – Ituporanga – SC
PROGRAMAÇÃO – PERÍODO DA MANHÃ (PARTE TEÓRICA - PRESENCIAL E ONLINE)
08h00 – Recepção
Rose Maria Junckes da Silva Mattos – Co-proprietária do Ikiporã
João da Silva Mattos – Co-proprietário do Ikiporã
08h15 - Abertura
Rose Maria Junckes da Silva Mattos – Co-proprietária do Ikiporã
João da Silva Mattos – Co-proprietário do Ikiporã
Rainer Prochnow - Agrônomo e Extensionista Rural da EPAGRI
Nelson Jacomel Junior - Presidente da ABDSul
Edna Bilk - Representante da Rede Ecovida
Rômulo João Debarba - Professor do IFC-Campus Rio do Sul
Leandro da Rosa Casanova, Engenheiro Florestal da APREMAVI
Guilhermino Bilk – Sítio Grah Bilk
08h20 – Apresentação do Ikiporã e do Método BioPerSin
Rose Maria Junckes da Silva Mattos – Co-proprietária do Ikiporã
João da Silva Mattos – Co-proprietário do Ikiporã
09h00– Modelos e Implantação de Agroflorestas para o Alto Vale do Itajaí/SC/Brasil
Rainer Prochnow – Agrônomo da Epagri de Trombudo Central
10h15 – Intervalo para Café e Chá Solidário e Compartilhado
10h30 – Visão Biodinâmica: A influência dos planetas no ser humano, nas plantas, na terra, no organismo agrícola e nos Preparados Biodinâmicos 500, 501 e de compostos
Nelson Jacomel Junior – Agrônomo e Presidente da ABDSul
11h30 às 13h00 – Intervalo para almoço e Deslocamento para o Ikiporã
PROGRAMAÇÃO – PERÍODO DA TARDE (PARTE PRÁTICA)
📍 Local: Ikiporã – Faxinal da Vila Nova, Ituporanga/SC
⏰ Horário: Das 13h00 às 18h00
13h00 – Visita guiada aos pomares de pitayas, Kikan, Abacate Avocado e Citros. Conhecendo o Sistema de Corredor Ecológico/Quebra Ventos/Barreiras, Sistema de Irrigação, Sistema de Energia Fotovoltaica, Trilha na Floresta, Cultivo de Bambus Gigantes, Abelhas sem Ferrão, Abelhas com Ferrão, Processo de Compostagem, Bokashi, Casa dos Preparados e Câmara Fria.
14h00 – Práticas de Implantação do SAF – Sistema Agroflorestal BioPerSin no Ikiporã Guilhermino Bilk – Co-Proprietário do Sítio Grah Bilk, Chapadão do Lageado e parceiro do Ikiporã
Rainer Prochnow – Agrônomo da Epagri de Trombudo Central
16h00 – Práticas de Dinamização e aplicação do preparado 500: corno esterco
Nelson Jacomel Junior – Agrônomo e Presidente da ABDSul
17h00 – Roda de Conversas, diálogos, relatos e percepções
18h00 - Encerramento
Breve Currículo dos Expositores
Rose Maria Junckes da Silva Mattos: Enfermeira, pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Enfermagem pela UFSC. Natural de Ituporanga (SC), residente em Florianópolis desde 1980. Traz consigo a vocação pelos cuidados da saúde das pessoas, valores da família, cuidados com os alimentos, conservação da saúde da terra e da natureza. Fez Curso de Design em Permacultura - PDC; em Agricultura Biodinâmica (Instituto Elo, em Botucatu/SP), Terapias Naturais e Orientais (Academia San Corpore), Agrofloresta; Plantas Medicinais, Homeopatia (Udesc/Lages), além de outros.
João da Silva Mattos: Contador, bacharel em Sociologia, pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, em Direito, pelo CESUSC - Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, Pós-Graduação em Administração Pública (Esag/Udesc) e em Auditoria e Controle (UFSC). Natural de Orleans (SC), residente em Florianópolis desde 1971. Traz consigo a paixão pelo planejamento, inovação, cocriação, gestão organizacional e social, aliado aos cuidados com a terra, plantas, animais e a natureza. Fez Curso de Design em Permacultura - PDC; em Agricultura Biodinâmica (Instituto Elo, Botucatu/SP); em Os 7 Processos e o Potencial Criativo do Encontro (SAGRES), em Terapias Naturais e Orientais (Academia San Corpore); em Agrofloresta; e Plantas Medicinais, em Homeopatia (Udesc/Lages), Aprendizes e Saúde Integral, pela Universidade Internacional da Paz (Unipaz) além de outros. Fez, juntamente com seu filho André, o Caminho de Santiago de Compostela (Caminho Francês) em 2019, peregrinando entre França e Espanha por 820 km.
Gulhermino Bilk: Conhecido como Nego Bilk. Agricultor, fruticultor, viticultor, vinicultor, ex-vereador em Chapadão Lageado, foi Diretor de Planejamento e Agricultura Sistema Orgânico na Prefeitura de Chapadão do Lageado. Consultor, organiza e instala colméias de abelhas sem ferrão e com ferrão, membro do Grupo da Rede Ecovida. Reconhecido e homenageado na Semana do Alimento Orgânico 2025, em Sessão Especial realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)
Profissional apaixonado pela natureza e pela vida, com experiência em trabalhar com a terra e as plantas. Formado em Processos Gerenciais e com cursos em Agroecologia e Biodinâmica, desenvolvi habilidades em plantio, adubação e podas.
Experiência:
- Plantio e manejo de diversas espécies e variedades de plantas
- Adubação e fertilização natural e biodinâmica
- Podas e manutenção de plantas
- Manuseio e cuidado de abelhas sem ferrão, com respeito e gratidão pela importância desses polinizadores na natureza
Habilidades:
- Conhecimento profundo de técnicas de plantio e adubação
- Especialização em vinho e no plantio de uvas
- Experiência em trabalhar com diferentes espécies e variedades de plantas, inclusive medicinais.
- Foco em métodos sustentáveis e orgânicos
- Habilidades em apicultura sustentável, com ênfase no bem-estar das abelhas sem ferrão
Valores:
- Respeito e amor pela natureza e pela vida
- Compromisso com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente e sempre se dedicando nas especializações das áreas acima citadas e nos conhecimentos práticos.
Trabalha em projetos que promovam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, valorizando a importância da biodiversidade e do bem-estar das abelhas e outras criaturas.
Rainer Prochnow: Filho de comerciantes e agricultores, amante do plantar e cortar, criar e enriquecer ambientes de forma sistêmica. Formado em Agronomia com Mestrado em Agroecossistemas, trabalhou em ONGs, Prefeitura e empresas de capital privado, atualmente é extensionista rural da Epagri ((Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). em Trombudo Central.,
Nelson Jacomel Junior: Presidente da ABDSul, agrônomo, atua na agricultura biodinâmica, faz e aplica preparados biodinâmicos, cuida de bovinos, aves, Seres Abelha, e produz sementes. É sócio fundador da ABDSul - Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul (2001). Consultor, atua na formação e capacitação de profissionais e agricultora(e)s, em desenvolvimento territorial, sustentabilidade, certificação participativa e por auditoria
👩🌾 Organização:
🤝 Participação Ativa:
🌟 Apoio:

LINK PARA INSCRIÇÃO NA OFICINA DO FAZER




Comentários